Quais os Melhores Alimentos para Ganhar Massa Muscular? Saiba Agora !

Tempo de leitura: 8 minutos

Hábitos Saudáveis para Ganhar Massa Muscular
Hábitos Saudáveis para Ganhar Massa Muscular

Quais os Melhores Alimentos para Ganhar Massa Muscular? Saiba Agora !

Quando se trata de ganho de massa muscular é importante ressaltarmos que se trata de um processo, e que não acontece do dia para a noite. Para auxiliar veremos nesse artigo os melhores alimentos para ganhar massa muscular.

Para que ocorra esse ganho é necessário que tudo esteja funcionando bem e em perfeita sintonia.

Antes do ganho de massa precisamos eliminar aquilo que está em excesso no nosso organismo. Ou seja, passar por um processo de emagrecimento saudável.

Perder Gordura

Perder gordura é sempre o objetivo, porém muitas vezes ao emagrecer perdemos líquidos e massa muscular.

Por mais que haja diminuição na balança, não quer dizer que tal perda seja totalmente favorável.

O processo de perda de gordura e ganho de massa são processos diferentes e exige tempo para que tal mudança ocorra no organismo.

No processo de diminuição da gordura é importante que eu procure um médico para realizar alguns exames clínicos para verificar se há algum problema de saúde que está levando ao ganho de peso.

Os maiores erros que nos levam a engordar é abusar de carboidratos e gorduras (até mesmo as naturais).

Quando não há gasto de energia, ocorre uma sobra de carboidrato no organismo que em junção com a sobra de gordura viram reserva, que consequentemente geram o aumento de peso.

Com a ajuda de um profissional, devo realizar um cálculo de quantas calorias são necessárias no consumo diário.

Para diminuir aquilo que está sobrando em meu organismo, eu tenho que eliminar o que me levou ao ganho, mais comumente carboidratos e gorduras.

Devo aproveitar os carboidratos naturais dos alimentos e evitar os carboidratos refinados.

Mudança de Hábitos – Adquirindo Hábitos Saudáveis

Ao realizar esta mudança de hábitos eu começo a mobilizar essa reserva de gordura. Neste momento é importante que eu realize exercícios principalmente do tipo aeróbico, ou treinos combinados com exercícios aeróbicos e musculação.

Após uma avaliação e indicação de um profissional eu posso realizar o uso de termogênicos que irão otimizar a queima de gordura.

É considerado termogênico qualquer princípio ativo que otimize essa queima de gordura. Podemos citar como exemplo a cafeína, chá verde, canela, chá de hibisco, entre outro.

Caso seja necessário, o profissional lhe orientará o que consumir e quando consumir para que haja uma otimização na queima de gorduras.

No processo de ganho de massa muscular eu preciso aumentar o consumo de proteínas.

É de extrema importância que nesse processo eu tenha uma alimentação balanceada e saudável, com quantidades ideais de carboidratos bons e proteínas.

Cada pessoa tem uma individualidade, e por isso preciso realizar uma avaliação onde seja feito um cálculo da quantidade de calorias diárias e também a quantidade de proteína de acordo com o peso.

Em geral a quantidade varia de 0,8 a 2 gramas por quilo de peso.

Fatores que Interferem no Ganho de Massa

Além da alimentação também devo me atentar aos fatores que interferem no ganho de massa.

Estresse, tabaco, álcool, má alimentação e faixa etária devem ser observados e levados em consideração quando o assunto é ganho de massa muscular.

No ganho de massa muscular os hormônios também devem ser observados. Há pessoas que tem patologias e produção de hormônios abaixo da média para a faixa etária.

Quem tem esse declínio hormonal necessita fazer uma modulação hormonal com acompanhamento médico. Ele irá prescrever uma dose adequada do que será introduzido como tratamento.

Vale lembrar que essa modulação hormonal é para ajudar o organismo a funcionar normalmente, o que difere do uso de anabolizantes que são prejudiciais a saúde.

Realizar atividades físicas para o ganho de massa muscular é essencial. Os exercícios aeróbicos são melhores para perda de peso e a musculação para o ganho de massa.

Consultar um educador físico, dizer a ele seu objetivo e realizar um treino contínuo trará muitos benefícios e melhores resultados.

Quando não há um aporte proteico suficiente na alimentação, posso recorrer a suplementos ricos em proteínas como whey protein, bcaa ou creatina.

Mas lembrando que, essa suplementação deverá ser feita sob indicação, por indivíduos saudáveis e somente quando há deficiência de proteína na alimentação.

Melhores Alimentos para Ganhar Massa Muscular
Melhores Alimentos para Ganhar Massa Muscular

5 erros que te impedem de ganhar massa muscular:

1) Não treinar adequadamente: o treinamento é peça chave para que o ganho de massa muscular aconteça. Não basta incluir proteína na alimentação, é preciso  um treinamento para que o corpo entenda que é preciso ganhar massa.

2) Consumo inadequado de proteínas: não devo exagerar nem ter deficiência. A quantidade depende se o indivíduo realiza ou não atividade física e o peso corporal.

É importante fracionar e dividir o consumo de proteínas no decorrer do dia.

3) Consumo inadequado de carboidratos: comer carboidratos de boa qualidade e nas corretas proporções aumenta o ganho de massa. Também deve haver um equilíbrio para que não haja sobra ou deficiência.

4) Baixo consumo de gorduras: ao contrário do que se pensa, gorduras boas  são benéficas a saúde e ajudam no processo de ganho de massa.

5) Consumo inadequado de água: para a boa construção de massa muscular precisamos ingerir água. A ingestão de água também é importante para que os rins não sejam sobrecarregados pela quantidade proteica.

Melhores Alimentos para Ganhar Massa Muscular: Confira !

Carne magra: é rica em todos os tipos de itens favoráveis ao crescimento muscular. Fornece ao corpo alta quantidade e qualidade de proteínas e um elevado nível de aminoácidos.

Com funcionamento com a insulina para promover o crescimento muscular. Sendo esse um dos melhores alimentos para ganhar massa muscular.

Peito de frango: é uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, o que é importante para a manutenção do corpo, reparação muscular, saúde óssea e manutenção do peso.

Ovos: contém proteínas de alta qualidade, juntamente com 9 aminoácidos essenciais a saúde. Outro importante item da lista de melhores alimentos para ganhar massa muscular.

Atum e outros peixes: os peixes como atum, sardinha, salmão são ricos em proteínas, com baixo teor de gordura e ricos em ômega 3 ácidos graxos que são essenciais  porque melhoram a perda de gordura.

Veja Outros Alimentos Para Ganhar Massa Muscular…

Aveia: é uma ideal fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico. Tem maior quantidade de micronutrientes e mais fibras. Aumenta a saciedade, ajuda na perda de gordura e mantém a massa muscular.

Grãos integrais: os grãos integrais têm digestão de forma mais eficiente e fornecem mais nutrientes do que os grãos refinados, promovem os níveis de energia sustentáveis a saúde em geral, estimulam o crescimento muscular magro, perda de gordura e ganho de força.

Frutas e legumes: são fonte de carboidratos bons, que fornecem energia para o corpo de forma saudável, além de ser essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico e também são ricos em fibras.

Gorduras boas: são essenciais para o ganho de massa muscular, pois desempenham papel importante na produção de hormônios, que como visto anteriormente são de suma importância para o ganho de massa.

Queijo cottage: é rico em caseína, que é uma proteína pura, de digestão lenta, perfeita para a manutenção muscular.

Conclusões Finais

Através deste artigo foi possível entender um pouco mais sobre o processo de ganho de massa muscular. Foi possível compreender que antes do ganho de massa é preciso que haja uma perda de gordura.

E tudo deve estar funcionando bem e em perfeita sintonia para que se tenha um resultado satisfatório.

Foi descrito também alguns erros que podem lhe impedir de ganhar massa e quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular a serem consumidos durante esse processo.

Para verificar se está acontecendo esse ganho de massa, é ideal que eu sempre faça uma avaliação física onde é possível verificar a composição corporal, e também manter uma boa dieta com os Melhores Alimentos para Ganhar Massa Muscular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *