Como manter seu peso ideal sem fazer Dieta? Revelado!

Tempo de leitura: 7 minutos

Como manter seu peso ideal sem fazer Dieta? Revelado!

Alimentação Saudável - Manter seu Peso Ideal
Alimentação Saudável – Manter seu Peso Ideal

O controle de peso é um desafio para muitas pessoas, nem sempre é fácil manter seu peso ideal, depois de eliminar aqueles quilinhos a mais.

É importante lembrar que o controle de peso não é importante somente para o fator estético, mas também para nossa saúde, visto que o sobrepeso aumenta a probabilidade do surgimento de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alterado, artrites, entre outros.

Depois de eliminar peso durante a dieta, muitas pessoas depois de um tempo, acabam voltando ao peso anterior.

Fazer dieta não é uma tarefa muito fácil, mas manter o peso ideal pode ser uma tarefa ainda mais difícil quando alguns cuidados são ignorados.

É um equívoco pensar que depois do emagrecimento eliminam-se as chances de engordar novamente.

Para manter-se no peso ideal e desejado, é necessário que haja mudanças de hábitos e disciplina não somente durante o período de dieta, mas também após o término da mesma.

A seguir, daremos algumas dicas de como manter seu peso ideal:

• Mantenha uma alimentação equilibrada:

Adotar uma alimentação saudável como estilo de vida é de suma importância para a manutenção do peso ideal.

Atente-se para os alimentos ingeridos, tenha uma alimentação equilibrada, mas não se prive totalmente.

Coma de tudo, porém com moderação.Tente manter o seu peso dentro do índice de massa corporal ideal.

Faça uma reeducação alimentar para que você possa manter seu peso ideal e inclua em sua alimentação verduras, legumes e frutas menos doces.

Diminua o consumo de carboidratos e açúcares, escolha comer os famosos carboidratos do bem.

Faça de sua alimentação uma alimentação rica em proteínas, fibras, vitaminas e aproveite a gordura natural dos alimentos. Substitua alimentos não saudáveis por alimentos saudáveis.

É importante saber qual a quantidade certa de calorias a serem consumidas por dia, pois ingerir mais calorias do que seu corpo necessita, gera o aumento de peso.

Quando se atinge o peso ideal, é importante que se realize substituições e não restrições. Alguns alimentos devem ser evitados e substituídos por outros.

Uma alimentação saudável é essencial para a manutenção de uma boa qualidade de vida e bom funcionamento do organismo. Não deve ser excessiva nem conter elementos prejudiciais a saúde.

Em uma alimentação saudável, é essencial levarmos em consideração 4 fatores:

-Equilíbrio: é necessário conter os vários constituintes dos alimentos em corretas proporções: proteínas, gorduras, carboidratos bons, vitaminas, sais minerais e fibras.

-Variedade: é comer um pouco de tudo para que não haja deficiência de nutrientes essenciais.

-Quantidade: para que o organismo não tenha mais do que precisa, é importante atentar-se a quantidade dos alimentos para manter o equilíbrio alimentar.

-Qualidade: atualmente encontrar alimentos livres de quaisquer produtos químicos não é fácil, por isso prefira alimentos naturais.

• Continue praticando atividade física:

Praticar atividade física também é primordial para manutenção do peso saudável.

Se você praticava atividade física no processo de emagrecimento, continue praticando para se manter seu peso ideal de forma satisfatória.

A pratica de atividade física acelera o metabolismo tanto durante a prática da atividade, quanto depois, o que mantém o organismo sempre ativo.

Tudo que ingerimos tem calorias, e tudo que fazemos também utiliza calorias, por isso é tão importante manter-se fisicamente ativo pois você utilizará no exercício calorias que seriam armazenadas em forma de gordura.

O corpo humano foi feito para se movimentar, quando não realizamos exercícios físicos a gordura tende a se acumular novamente.

Especialistas recomendam ao menos 30 minutos de exercícios por dia, você não necessariamente precisa ir a uma academia.

Basta adotar um esquema de exercícios e escolher uma modalidade que goste de realizar, dessa maneira você estará dando um grande passo para você manter seu peso ideal.

Além do controle de peso a atividade física previne o aparecimento de doenças crônicas, ajuda na construção e no desenvolvimento de músculos e ossos mais saudáveis.

Proporciona maior flexibilidade, melhor condicionamento físico, reduz níveis de estresse e melhora o humor.

Caso você tenha parado de praticar exercícios físicos, comece de novo aos poucos.

Ter uma vida sedentária não ajudará a manter seu peso ideal, além de trazer vários malefícios para sua saúde.

Pratique uma modalidade que goste, assim será bem mais fácil e prazeroso. Comece aos poucos, não comece com exercícios de alta intensidade.

• Cuidado com os líquidos:

O que bebemos nas refeições e ao longo do dia também influencia na manutenção do peso.

Inclua em sua alimentação os líquidos que não darão tanta diferença na balança.

Nos horário das refeições evite ingerir grande quantidade de líquidos.

Opte por sucos naturais de frutas menos doces e não adoçado, elimine refrigerantes e sucos industrializados. Chás e café não adoçados podem ser consumidos.

Também não podemos nos esquecer da água, que além de essencial para nós é livre de calorias e também extremamente importante para quem deseja a manutenção do peso.

Muitas pessoas sentem fome quando na realidade estão com sede, então saiba distinguir qual a necessidade do seu organismo em cada situação.

• Não pegue atalhos:

Muitas pessoas se sentem sufocadas pelas dietas, e quando chega ao término da mesma, se veem “livres” para comer o que desejam.

Então não adote dietas tão restritivas, com um cardápio extremamente rígido, pois além da deficiência de nutrientes, essas dietas malucas podem acelerar o ganho de peso após o término.

Outro atalho muito comum que as pessoas utilizam são os medicamentos para emagrecer.

Não faça uso de tais medicamentos, eles trarão um resultado satisfatório, porém por pouco tempo.

Além do resultado temporário, tais medicamentos podem trazer sérios riscos e problemas a saúde.

Tais medicamentos não podem ser tomados a longo prazo, o que torna o processo de manutenção de peso ainda mais difícil para pessoas que usam esses medicamentos.

Por isso, inclua em sua alimentação alimentos que estimulam o metabolismo naturalmente, sem causar danos a saúde. Podem ser consumidos canela, pimentas, chia, cafeína, chás, gengibre, pó de guaraná, chá verde, entre outros.

A manutenção do peso deve ser feita de forma natural, portanto não escolha opções que não perduram. Lembre-se que as coisas que demoram mais tempo para acontecer tendem a permanecer por um tempo maior.

Mudança de Hábitos

A continuidade da mudança de hábitos após o emagrecimento é muito importante para quem deseja manter-se saudável e de bem com a balança.

A transformação de hábitos não é fácil, mas é benéfica e não deve ser deixada de lado.

Manter seu peso ideal, se alimentando mal, com uma vida sedentária livre de exercícios físicos é impossível!

Então faça de sua nova rotina algo prazeroso que lhe trará muitos benefícios a saúde, você terá mais disposição, dormirá bem e terá uma melhor auto estima.

Não dê ouvidos aos maus conselhos.

Em diversas situações em nossas vidas há pessoas que tiveram experiências e resultados bons ou ruins, então seja perseverante e olhe apenas para a manutenção de seus resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *